Bárbara Rocha Apaixonada por Desenvolvimento Pessoal e Cultura Pop, tem como principal objetivo contribuir com o crescimento das pessoas com informações livres e análise crítica.

Residência UFRN: 21 vagas para enfermagem em hospitais universitários

5 min read

Residência UFRN: 21 vagas para enfermagem em hospitais universitários

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) e da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), anunciou o edital para o novo Processo Seletivo para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.

Para saber mais sobre Concurso Enfermeiro  EnfConcursos

No total estão sendo oferecidas 119 vagas com ingresso para o ano de 2020. Todas distribuídas nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, na modalidade Multiprofissional.

As vagas ofertadas são para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, na modalidade Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), que será formado cadastros de reserva para ingresso exclusivo no ano de 2020.

Vagas Ofertadas

  • Enfermagem: 21 vagas;
  • Farmácia: 16 vagas;
  • Fisioterapia: 15 vagas;
  • Medicina Veterinária: 2 vagas;
  • Nutrição: 15 vagas;
  • Odontologia: 11 vagas;
  • Psicologia: 15 vagas.

Inscrições do Processo Seletivo

Aos interessados em participar do Processo Seletivo, as inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 26 de agosto de 2019 a 16 de setembro de 2019, pelo site da Comperve, responsável pelo certame que fornecerá as instruções necessárias para cada candidato.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 180,00 para todas as áreas e programas de residência com vencimento na data de 20 de setembro de 2019.

Obs: Não serão aceitos pagamentos com cartão de crédito.

Para saber mais sobre Processo Seletivo Enfermeiro  EnfConcursos

Provas do Processo Seletivo

A seleção dos candidatos para as vagas serão realizadas em 2 (duas) fases:

  1. Prova Objetiva de caráter eliminatório e classificatório com questões de múltipla escolha, sendo estas 40 questões Específicas e 15 questões de Saúde Coletiva;
  2. Pontuação baseada na Análise Curricular do candidato, de caráter classificatório, (60% (sessenta por cento) de acertos no total das questões válidas da Prova Objetiva).

As Provas Objetivas serão aplicadas no dia 13 de outubro de 2019, nos municípios de Natal, Caicó e Santa Cruz, e terá 4 (quatro) horas de duração.

Os Gabaritos Oficiais Preliminares das Provas Objetivas serão divulgados através do site da Comperve, uma hora após o término da aplicação das provas.

É proibido o profissional de saúde-residente participar de curso stricto sensu, possuir matrícula ativa em outro programa de residência em saúde ou exercer qualquer atividade profissional no período da residência.

Remuneração e Carga Horária do Processo Seletivo

Atualmente a remuneração para os candidatos aprovados será no valor de R$3.330,43 e a data que iniciará os programas ainda será estabelecida em Edital de Matrícula e de Remanejamento de Vagas Remanescentes. A publicação deste será na data da divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo.

A carga horária semanal será sempre de 60 horas por semana, sendo 80% de atividades práticas e 20% teóricas, com duração de 2 (dois) ou 3 (três) anos, conforme o regulamento já divulgado.

Mais Informações

  • Atenção à Saúde da Criança (12 vagas)
  • Terapia Intensvia Adulto (13 vagas)
  • Cardiologia (07 vagas)
  • Terapia Intensiva Neonatal (14 vagas)
  • Saúde Materno-Infantil (14 vagas)
  • Atenção Materno-Infantil (12 vagas)
  • Atenção Básica (44 vagas)

Conteúdo Programático

  • Política, Planejamento e Gestão em Saúde;
  • Epidemiologia;
  • Ciências sociais e humanas em saúde;
  • Educação e Trabalho Interprofissional e Prática Colaborativa;
  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS POR CATEGORIA PROFISSIONAL: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social.

Educação Física: Ética e Legislação profissional; Práticas corporais; Atividade Física, Exercício Físico e Aptidão Física; Atividades Lúdicas; Qualidade de Vida; Educação Física e Saúde Mental; Atuação do profissional de educação física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); Portaria Nº 719/GM/MS, de 07 de abril de 2011; Práticas Corporais Integrativas e Complementares; Compreensão de Corpo e Saúde; Educação Física na Atenção Básica; Educação em Saúde. Cuidados Paliativos. Fisiologia do Exercício; Nutrição e Exercício Físico; Cinesiologia aplicada ao Exercício Físico; Avaliação da Performance e da Composição Corporal; Idoso e Atividade Física; História da Educação Física no Brasil; Planejamento e Periodização do Exercício Físico; Atuação do Profissional de Educação Física no ambiente hospitalar; Farmacologia aplicada à Educação Física. Ginástica Laboral e Saúde do Trabalhador.

Enfermagem: Ética e Legislação Profissional. Gestão em Enfermagem nos Serviços de Saúde. Fundamentos da Enfermagem. Semiologia e Semiotécnica. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Enfermagem em Saúde Mental. Enfermagem Clínica e Cirúrgica. Enfermagem em Saúde da Mulher (Sexualidade, Gestação, Parto e Puerpério). Enfermagem em Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescente. Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso. Enfermagem no Cuidado ao Paciente Crítico. Enfermagem em Saúde Coletiva. Enfermagem em Urgência e Emergência. Segurança do Paciente, Norma Regulamentadora 32, Vigilância Epidemiológica, Biossegurança. Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar.

Para saber mais sobre Processo Seletivo Enfermeiro  EnfConcursos

Farmácia: Lei n° 9.787/1999 e suas atualizações. Resoluções do CFF e suas atualizações: Nº 542 (19 de janeiro de 2011), Nº 549 (25 de agosto de 2011), N° 555 (30 de novembro de 2011), Nº 578 (26 de julho de 2013) e Nº 585 (29 de agosto de 2013). Política Nacional de Medicamentos. Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS, incluindo Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF-AB. Código de Ética Farmacêutica. Gestão e logística de medicamento e material hospitalar. Dispensação. Farmacotécnica. Produtos para a saúde. Saneantes. Comissão de Controle de Infecções relacionadas à assistência em saúde. Cálculos Farmacêuticos. Farmacovigilância. Farmácia Clínica. Eventos adversos. Interações medicamentosas. Antimicrobianos. Farmacocinética clínica. Fármacos em situações especiais gestação e lactação, pediatria e idosos. Farmacoterapia da hipertensão, do diabetes, da insuficiência cardíaca e da inflamação.

Para saber mais sobre Concurso Enfermeiro  EnfConcursos

Fisioterapia: Ética e Legislação profissional. Classificação Internacional de Funcionalidade. Atuação e inserção do profissional de fisioterapia na atenção domiciliar. Atuação do fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Promoção, Prevenção, avaliação e intervenção da Fisioterapia nas disfunções respiratórias, cardiovasculares, neurodegenerativas, neoplásicas, uroginecológicas, do desenvolvimento neuropsicomotor e atuação em obstetrícia. Fisioterapia na unidade de terapia intensiva adulto, neonatal e pediátrica (Avaliação, exame físico e exames complementares e tratamento).

Fonoaudiologia: Anatomofisiologia da audição. Triagem auditiva neonatal. Avaliação comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica da audição. Desenvolvimento da audição e da linguagem. Avaliação de linguagem na infância. Transtornos do neurodesenvolvimento. Anatomofisiologia, avaliação e alterações do Sistema Estomatognático. Políticas de Saúde e Fonoaudiologia. Fonoaudiologia na Atenção Básica.

Medicina Veterinária: Anestesiologia em medicina veterinária. Semiologia veterinária. Clínica médica e cirúrgica. Vigilância em saúde. Diagnóstico por imagem. Patologia animal. Parasitologia Veterinária. Microbiologia Veterinária. Reprodução Animal. Saúde Pública com ênfase em Zoonoses (Sanidade e Diagnóstico). Controle Populacional de Cães e Gatos. Saúde Pública com ênfase em Interface Saúde Humana e Silvestre. Atuação do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Inspeção de produtos de origem animal.

Para saber mais sobre Processo Seletivo Enfermeiro  EnfConcursos

Nutrição: Política nacional de alimentação e nutrição. Programas de alimentação e nutrição. Atuação do nutricionista no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ética profissional na atuação do nutricionista. Ações de educação alimentar e nutricional e guia alimentar para a população brasileira. Conceitos, funções e recomendações de ingestão de: energia, carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos e micronutrientes. Processos de digestão, absorção, transporte, metabolização e excreção de: carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos e micronutrientes. Fontes alimentares e biodisponibilidade de nutrientes. Características e funções de compostos bioativos e nutrientes imunomoduladores presentes nos alimentos e preparações alimentares. Triagem e avaliação nutricional nos diferentes ciclos da vida, para indivíduos sadios, enfermos e hospitalizados. Terapia nutricional oral, enteral e parenteral. Dietoterapia na prevenção e tratamento de: diabetes, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, síndrome metabólica, insuficiência renal aguda, insuficiência renal crônica, doenças inflamatórias intestinais, intolerâncias e alergias alimentares, câncer (cavidade oral, laringe, estômago, pâncreas, cólon e leucemias). Terapia nutricional no pré e pós: transplante cardíaco, hepático, renal, e nas cirurgias bariátricas e metabólicas.

Para saber mais sobre Processo Seletivo Enfermeiro  EnfConcursos

Detalhes

Organização: Comperve

Escolaridade: Nível Superior

Cargos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia.

Número de vagas: 119 vagas

Inscrições: Entre 26/08/2019 e 16/09/2019

Taxa: R$ 180,00

Data da prova: 13/10/2019

Bárbara Rocha Apaixonada por Desenvolvimento Pessoal e Cultura Pop, tem como principal objetivo contribuir com o crescimento das pessoas com informações livres e análise crítica.