Prova da Ebserh: como não ser reprovado nas prova dos seus sonhos

7 min read

Prova da Ebserh: como não ser reprovado nas prova dos seus sonhos

Como já noticiamos aqui, a qualquer momento pode ser divulgado o edital para a prova da EBSERH com preenchimento de vagas em seu quadro de servidores.

Sendo assim, para não perder esta oportunidade, você precisa se preparar de forma adequada e eficiente. Nesse artigo, você vai encontrar dicas valiosas para antes, durante e depois da prova e que com certeza vão fazer a diferença.  Então, não perca a chance e nos acompanhe até o final!

O que fazer antes da prova da Ebserh

Estudar? Estudar mais? Estudar o triplo? Ou se manter de estudar?

Bom, a verdade é que isso é só uma parte do que você tem que fazer antes da prova. Vou te mostrar agora, exatamente o que você deve fazer para conseguir um bom resultado quando sair o edital da Ebserh.

Vamos lá?

Planejamento

Em todas as áreas de nossas vidas um dos maiores segredos para o sucesso é o planejamento.

As chances de algo planejado se transformar em realidade e acontecer da forma que esperamos é muito maior do que algo feito sem qualquer planejamento. 

Funciona desta forma, pois é durante a fase de planejamento que calculamos e identificamos os riscos e as variáveis que podem nos levar ou não ao sucesso. Assim sendo, conseguimos elaborar estratégias para alcançá-las.

Estudando antes do edital

Se você deseja alcançar a sua aprovação, o primeiro passo é iniciar a sua preparação antes do edital.

Verifique o conteúdo programático de editais anteriores e como foram as últimas provas para o cargo que você almeja e inicie a sua preparação montando um bom cronograma de estudos.

De acordo com as últimas provas para a EBSERH para o cargo de Enfermeiro, foram cobrados conhecimentos nos seguintes assuntos:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico e Matemático
  • Legislação Aplicada à EBSERH
  • Legislação Aplicada ao SUS
  • Conhecimentos Específicos do Cargo

Agora, o maior número de questões, sendo assim a maior pontuação, é distribuída entre as questões de conhecimentos específicos da área de enfermagem, que envolve também a legislação aplicada ao SUS.

Veja abaixo os principais assuntos abordados.

Conhecimentos Específicos

  • Fundamentos de Enfermagem
  • Legislação em Enfermagem
  • Sistema Único de Saúde
  • Prevenção e Controle de Doenças
  • Gestão e Organização em Enfermagem
  • Controle de Riscos Hospitalares
  • Modalidades Assistenciais
  • Diagnósticos de Enfermagem
  • Procedimentos Técnicos em Enfermagem
  • Enfermagem Ambulatorial, Cirúrgica e de Urgência e Emergência
  • Ética em Enfermagem

E na parte de conhecimentos gerais, o candidato precisa estar preparado para assuntos como:

Língua Portuguesa

  • Interpretação de Texto
  • Ortografia
  • Classes de Palavras
  • Sintaxe
  • Pontuação

Raciocínio Lógico e Matemático

  • Conjuntos Numéricos
  • Resolução de Problemas Matemáticos
  • Raciocínio Lógico Matemático

Legislação Aplicada à EBSERH

  • Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011
  • Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011
  • Regimento Interno da EBSERH
  • Código de Ética e Conduta da EBSERH
  •  Lei nº 13.146/2015

Cronograma de Estudos para Prova da EBSERH

Você já sabe o que pode ser cobrado nas próximas provas e, portanto, consegue iniciar a sua preparação de forma mais direcionada.

Porém, não basta apenas conhecer os assuntos a serem cobrados, mas também é preciso se organizar para estudar todos os conteúdos de forma homogênea, evitando assim que algum assunto fique esquecido ou não receba a atenção necessária.

Muitas pessoas encontram dificuldades na hora de montar um planejamento e, portanto, não possuem certeza se estão fazendo da forma correta.

Mas a única de forma de saber se está certo ou não é testando. Tem gente que estuda por tabela de horários e outros por ciclos, o importante é você fazer aquele que você mais se sentir confortável.

Material para a Prova da EBSERH

Outro ponto chave é estudar por materiais que facilitem o rápido aprendizado e ao mesmo tempo possuam qualidade e riqueza de detalhes. Um material de qualidade é fundamental para a sua aprovação.

Sugiro, então, que conheça os cursos preparatórios do EnfConcursos. Em nossos cursos todos os materiais são pensando e organizados de forma a facilitar o estudo e aprendizado do candidato, abordando de forma completa e eficiente todo o conteúdo programático dos editais.

Nos cursos você encontrará um material completo elaborado pelos melhores professores e ainda possuirá os seguintes benefícios:

  • Acesso 24 horas por dia, durante 12 meses
  • Apostilas com questões comentadas
  • Aulas gravadas em vídeo
  • Aulas gravadas em áudio
  • Aulas ao Vivo
  • 7 dias grátis para testar

Conhecer a Banca da EBSERH

Outro ponto muito importante para qualquer concurso público é conhecer a banca e resolver o maior número possível de questões cobradas por ela.

Antes de mais nada com a resolução de questões, você irá entender melhor o estilo da banca, os assuntos que ela mais cobra e a forma como são cobrados. Este conhecimento é muito importante para uma preparação direcionada e efetiva.

Indo mais além, com provas anteriores é altamente recomendável simular situações de prova. Onde você deve tentar resolver todas as questões sem consulta a qualquer material e com o tempo cronometrado como se estivesse no dia da prova.

Local de Estudo

O local de estudo precisa ser calmo, sem barulho ou interferências e confortável para que você consiga aproveitar ao máximo o seu tempo de estudo.

Na hora de estudar esqueça o celular e a televisão, foque em sem material e esqueça o mundo a sua volta. O seu cérebro precisa está completamente antenado no conteúdo que você está estudando, assim você conseguirá absorver com maior qualidade e agilidade o que precisa para o dia da prova.

Hora da Revisão

A revisão é uma síntese de tudo o que você aprendeu durante a sua jornada de estudos.

Utilize a revisão para retirar algumas dúvidas que ficaram pelo caminho e resolver muitas questões. No momento da revisão procure dar maior atenção aos assuntos mais cobrados.

Não deixe a sua revisão para a última hora. Aliás, como o conteúdo programático é extenso, recomendamos ao menos uma revisão para cada semana de estudos além da revisão final.

Se você procura um material recheado de questões voltadas para a Prova EBSERH e que com certeza irão te ajudar muito em sua preparação.

Conheça o nosso livro com 1001 questões da EBSERH e veja o que preparamos para você, clicando na imagem abaixo.

O que fazer durante a prova da Ebserh

Então, se você seguiu todas as dicas do passo anterior,  há grandes chances de você estar preparado para este momento e precisa apenas colocar em prática tudo o que aprendeu.

Mas mesmo assim quero te dar algumas dicas para potencializar as suas chances de fazer uma prova. Bora lá?

Rotina

Para o dia da prova é muito importante para o nosso psicológico que mantenhamos a calma. O ideal é que não aconteça nada fora do programado e que possa interferir em nossa concentração.

Portanto, procure conhecer antecipadamente o local de prova e os meios para chegar até lá. Reúna o seu documento de identificação, comprovante de inscrição ou cartão de confirmação e também canetas.

Aliás, não leve apenas uma, é muito importante ter uma ou duas reservas. Nada de procurar canetas pela casa no dia da prova, o ideal é comprar canetas novas e separá-las para este dia.

Procure sair cedo de casa para chegar ao local de provas com antecedência, evitando assim imprevistos que te impeçam de chegar ao local no horário previsto no edital, como trânsito ou falta de transporte.

Em dias de grandes concursos é comum o aumento do tráfego e a lotação do transporte público, afinal são muitos candidatos se dirigindo aos locais de prova.

Mantendo a Concentração

Na hora da prova da EBSERH manter a concentração é muito importante, esteja focado apenas em sua prova. Agora é a hora de colocar em prática na hora de responder às questões tudo o que aprendeu.

Leia com atenção cada questão e suas alternativas para evitar as famosas “pegadinhas”. Esteja concentrado e lembre-se do conteúdo estudado durante a fase de preparação.

Se perceber que está perdendo muito tempo em uma questão, passe para a próxima e deixe esta para o final, pois, provavelmente haverá questões mais fáceis e de rápida resolução.

Sendo assim, controlando bem o tempo, ao final você poderá responder estas questões com maior tranquilidade ou pode até mesmo encontrar ou lembrar da resposta em outra questão da prova.

Alimentação para a prova da EBSERH

A alimentação também é muito importante para um melhor resultado na prova da EBSERH.

No dia anterior e antes da prova, procure não consumir alimentos pesados, ricos em gorduras ou algo diferente do que você está habituado a comer. Aliás, não consuma também bebidas alcoólicas. Estes cuidados são importantes para evitar desconfortos estomacais, intestinais ou até mesmo dor de cabeça na hora da prova.

Outra dica é ir preparado para o dia da prova, afinal todos nós sabemos que as provas são extensas e, portanto, serão necessárias algumas horas para resolução completa. Sendo assim, não é interessante ficar com fome ou sede durante a prova, pois isso pode afetar a sua capacidade de concentração.

Aliás, você pode levar para a sua prova alimentos leves como biscoitos, torradas, frutas, sucos e iogurte e o mais importante: a água.

O que fazer depois da prova da Ebserh

Parabéns! Você passou pela prova da EBSERH, espero que tenha se saído melhor do que esperava.

Agora vou deixar aqui algumas dicas pós prova.

Descansar e Relaxar

Esta é a hora em que você precisa renovar as baterias. Afinal de contas, a maratona até aqui foi árdua e exigiu muito de seu corpo e principalmente da sua mente.

Procure agora fazer um período de descanso e descompressão. Esteja com a família e amigos e, se possível, faça passeios, viagens e pratique atividades físicas. Tudo isso é uma higiene mental e revigorante para a sua saúde e o seu corpo.

Acompanhe o Cronograma do Edital da EBSERH

Você se preparou e realizou a prova, mas o concurso público ainda não foi encerrado.

Observe que o cronograma possui outras etapas importantes como a liberação dos gabaritos, prazos para recursos e o resultado final.

É muito importante conferir os gabaritos liberados pela banca após a prova, pois caso você discorde de alguma das respostas, poderá formular um recurso baseado no conteúdo programático e enviá-lo a banca. Assim, pode ser que você consiga mais alguns pontos utilizando este artifício.

Lembre-se que a banca pode errar e estes erros podem ser apontados pelos candidatos em momento oportuno do cronograma, fazendo assim como uma questão que você errou, por exemplo, seja anulada ou trocada o gabarito e você conquiste mais pontos.

Então, esteja atento ao resultado final do concurso, verifique se o seu nome saiu na relação de aprovados ou na formação do cadastro de reservas e esteja atento a um possível convocação para assumir o cargo público.

A legislação estabelece alguns prazos para que o candidato compareça após a nomeação e tome posse do cargo.

É também é estabelecido um prazo para que o candidato se organize e inicie efetivamente o exercício do cargo e você não pode perdê-los depois de chegar até aqui, não é mesmo?

A legislação determina que o candidato possui 30 dias após sua nomeação em diário oficial para tomar posse e após o seu comparecimento para posse, mais 15 dias para entrar em exercício no cargo.

Conclusão

Se você chegou até aqui, então conheceu em partes o que fazer antes, durante e após a prova do concurso.

Portanto, você agora sabe como fazer uma melhor preparação, como cuidar de sua alimentação e concentração na hora da prova e sobre recarregar as energias após a prova.  Ah, e também sabe sobre como é importante acompanhar o cronograma do edital.

Agora, é com você: coloque a mão na massa antes do edital sair!

E qualquer dúvida ou sugestão, nos deixe aqui nos comentários!

2 Replies to “Prova da Ebserh: como não ser reprovado nas prova…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *