Hipertensão – Mapa: Valores de Referência

1 min read

Olá meu querido aluno! Tudo firme nos estudos? Você sabe que os temas de clínica médica e saúde do adulto são figurinhas certas na sua prova de enfermagem. Dentro desses temas um dos mais abordados é o tema de hipertensão. Isso porque você sabe que essa é uma das doenças que atinge uma boa quantidade de adultos e que é detectado na atenção primária. 

Hoje nós vamos valor sobre o MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) que é o exame utilizado para analisar as variações da pressão arterial dos pacientes. Vamos à nossa questão.

(AOCP – EBSERH/ HC-UFMG – Enfermeiro – Cardiologia – 2014) De acordo com V Diretrizes Brasileiras de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), é classificado como quadro de hipertensão ambulatorial indivíduos maiores de 18 anos com comportamento da pressão arterial na MAPA que apresentam:

A) pressão arterial nas 24 horas: 130/80 mmHg.
B) pressão arterial nas 24 horas: 140/85 mmHg.
C) pressão arterial em vigília < 130/85 e sono < 110/70.
D) pressão arterial em vigília <120/80 mmHg.
E) pressão arterial em vigília entre 110/70 e 130/85.

E aí sabe a resposta? Não? vamos à nossa explicação. Veja o vídeo abaixo:

O MAPA é o método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas ou mais, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais durante os períodos de vigília e sono. A questão quer saber especificamente sobre os valores considerados para hipertensão ambulatorial. Na tabela abaixo você pode conferir a classificação do comportamento da pressão arterial na MAPA para indivíduos maiores de 18 anos e com ela já pode matar a resposta da questão:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *