Estratégia Saúde da Família

1 min read

E aí galera da Enfconcursos!

Eu sou o Edu e estou aqui para fazer um comentário sobre a Questão do Dia postada em nossa fan page. 

Vamos rever a questão?

(Banca: PUC-PR    Órgão: Prefeitura Municipal de Curitiba    Ano: 2012) Em relação à Estratégia Saúde da Família, é CORRETO afirmar:

a) A carga horária de 30 (quarenta) horas semanais deve valer para todos os profissionais de saúde.

b) O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 40% da população cadastrada.

c) Cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas.

d) A equipe de saúde da família deve responsabilizar-se pela população adscrita e não adscrita.

e) A equipe de saúde da família deve ser responsável pelo registro trimestral das atividades nos sistemas de informação na Atenção Básica.

 

E aí, você sabe a resposta? Pois bem, vamos analisar juntos?

ASSERTIVA A. INCORRETA. A carga horaria válida para todos os profissionais da ESF será 40 horas. Excetuando-se os médicos.
 

ASSERTIVA B. INCORRETA. Segundo a PNAB o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe;
 

ASSERTIVA C. CORRETA. Segundo a PNAB cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para esta definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que quanto maior o grau de vulnerabilidade menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe;
 

ASSERTIVA D. INCORRETA. Atentem para uma boa pegadinha de prova. A saúde da família não deve deixar de prestar atendimento á todas as demandas, afinal o SUS é de todos. Mas deve se RESPONSABILIZAR por uma população adscrita.

ASSERTIVA E. INCORRETA. Segundo consta na PNAB, as equipes de saúde da família devem garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas de informação na Atenção Básica.

Bem, após analisarmos os itens acima, aqui está o gabarito:

Acertou? Então, agora que você já sabe este assunto, irá gabaritar qualquer questão sobre o tema.

Ótimos estudos galerinha e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *