Dica sobre Educação em Saúde

1 min read

Eu sou o Edu e estou aqui para fazer um comentário sobre a Questão do Dia postada em nossa fan page. 

Vamos rever a questão?

(Banca: IPAD   Órgão: Prefeitura de Caruaru – PE    Ano: 2010) “As ações desenvolvidas em parceria com movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde” é definida como (Painel de Indicadores do SUS/ Promoção da Saúde): 

a) Educação permanente para o controle social.
b) Promoção da equidade.
c) Mobilização social em saúde.
d) Educação Popular em Saúde.
e) Fortalecimento das práticas de gestão participativa. 

E aí, você sabe a resposta? Pois bem, vamos ver as definições?

– Educação Permanente para o Controle Social: compreende ações de formação de conselheiros e lideranças sociais para o exercício do controle social em saúde.

– Promoção da Equidade: ações voltadas à mobilização, formação e ampliação do acesso à saúde de populações em situação de vulnerabilidade e risco à saúde, como a população negra, LGBT e população do campo e floresta.

– Mobilização social em saúde: compreende a realização de eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde.

– Educação Popular em Saúde:  ações desenvolvidas em parceria com movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde.

– Fortalecimento das práticas de Gestão Participativa: ações de institucionalização de espaços de participação, desenvolvimento de mecanismos democráticos de gestão e formação de gestores para a gestão estratégica e participativa.

 

Sendo assim, não há dúvidas quanto a alternativa correta.

Então, aqui está o gabarito:

Ótimos estudos galerinha da Enf e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *