Dica sobre a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

1 min read

Eu sou o Edu e estou aqui para fazer um comentário sobre a Questão do Dia postada em nossa fan page. 

Vamos rever a questão?

(Banca: IPAD   Órgão: Prefeitura de Caruaru – PE  Ano: 2010) Em relação à Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, assinale a alternativa incorreta:

a) Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde e se dará prioritariamente pelos Serviços de Saúde da Atenção Básica.

b) Quando houver limitação na capacidade de atendimento do serviço de saúde aos usuários, a prioridade para resolução do problema deverá ser baseada em critérios de vulnerabilidade clínica e social, sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio.

c) Todo cidadão tem direito ao consentimento ou recusa de forma livre, voluntária e esclarecida, depois de adequada informação, a quaisquer procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, salvo se isso acarretar risco à saúde pública.

d) Nas situações de urgência/emergência, o atendimento se dará de forma incondicional, em qualquer unidade do sistema.

e) O direito básico de ingresso digno ao cidadão só pode ser assegurado nos sistemas de saúde públicos ou privados conveniados com o SUS.

 

E aí, você sabe a resposta? 

A questão solicita a incorreta. De acordo com a Carta de Direitos dos Usuários da Saúde, a mesma foi elaborada de acordo com 6 PRINCÍPIOS BASILARES que, juntos, asseguram ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados.

6 PRINCÍPIOS BASILARES

 

 

Então, aqui está o gabarito:

Acertou? Então, agora que você já sabe este assunto, irá gabaritar qualquer questão sobre o tema.

Ótimos estudos galerinha e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *