Como passar na prova da Ebserh? 5 dicas para te deixar 100% focado

5 min read

Como passar na prova da Ebserh? 5 dicas para te deixar 100% focado

Não há nenhuma receita pronta de como passar na prova da EBSERH. Apesar disto, a organização na hora de estudar pode ajudar bastante. Pequenas mudanças na sua rotina podem, além de otimizar o seu tempo de estudos, deixá-lo mais produtivo.

Neste artigo daremos dicas de como fazer revisões para que você não esqueça nada no dia da prova. Também daremos dicas preciosas de como organizar o seu tempo de estudo. Assim, você conseguirá aproveitar o seu tempo da melhor forma possível.

1) Faça revisões

Absorver o máximo de conteúdo nem sempre é fácil, mas existem algumas técnicas que podem te ajudar a fazer revisões e fixar todo o conhecimento necessário para a prova da EBSERH.

Isto porque é comprovado que com o passar do tempo, o nosso cérebro vai perdendo a capacidade de guardar informações. Um estudo demonstrou quanto da matéria você consegue fixar quando faz revisões periodicamente, é a chamada curso do esquecimento. Dá só uma olhada como isso funciona:

Faça revisões
Curva do Esquecimento, entende como ela funciona para passar na prova da EBSERH

Perceba a linha azul escura no gráfico, isto é o que acontece quando você não faz nenhuma revisão. Já quando você faz revisões periódicas, ou seja, horas depois, 24 horas depois, 1 semana depois e até mesmo após 1 mês de estudar, como o conteúdo pode ser fixado.

Prepare mapas mentais

Os mapas mentais são grandes aliados de quem precisa fazer revisões, auxiliando na organização e relação entre os temas. A ideia é criar desenhos indicativos.

Para começar a fazer o mapa mental você vai precisar de uma folha de papel sulfite, canetas de cores diferentes e conhecer as palavras-chave dos principais conceitos.

No meio do papel, escreva o tema principal a ser revisado e vá criando ligações entre os temas. Veja o exemplo abaixo para entender melhor.

Prepare mapas mentais
Mapas mentais, uma excelente forma de revisar o conteúdo

Faça flash cards

Os flash cards nada mais são do que pequenos pedaços de papel que você utiliza para escrever parte do conteúdo. Eles são ótimos para fazer revisões rápidas.

Estes cartões podem ser utilizados da seguinte forma, você coloca a pergunta de um lado do cartão e a resposta do outro. Como eles são pequenos é fácil de levá-los para todos os lugares, você pode utilizar aquele tempo na fila do banco ou dentro do ônibus para ir fazendo as revisões do conteúdo.

Faça resumos

Ao resumir, você estará escrevendo os principais pontos do conteúdo. São estas partes que são importantes para você lembrar para as provas.

Mesmo que no início possa parecer difícil de resumir a matéria e você considere tudo importante. Mas, não precisa se preocupar, conforme vai praticando, vai ficando cada vez mais fácil reconhecer os pontos principais da matéria.

2) Separe todo o material antes de começar a estudar

Antes de iniciar o seu ciclo de estudos é importante separar todo o material que será necessário. Podem ser apostilas, vídeos que você irá assistir, cadernos de exercícios.

Uma ótima dica para você se preparar para a prova do EBSERH e que com certeza vai te ajudar a ser aprovado no concurso é a apostila com 1001 questões de Enfermagem para o EBSERH.

Nele você vai encontrar questões sobre:

  • Legislação do SUS
  • Saúde da Mulher
  • Clínica Médica
  • Enfermagem Cirúrgica
  • Saúde da Criança
  • Administração em Enfermagem
  • Cálculo de Medicamentos
  • Urgência e Emergência
  • Imunologia
  • Legislação da EBSERH
  •  E muito mais!
Separe todo o material antes de começar a estudar
Apostila com questões para estudar para a prova do EBSERH

3) Simule o dia da prova

Uma vez com esta apostila de questões em mãos, você poderá simular a prova. Como fazer isto? Fácil. Primeiro selecione algumas questões de cada conteúdo, em quantidade igual ao que foi aplicado na última prova. Depois arrume o cronômetro para o mesmo tempo que você teria para fazer e prova.

Se comprometa com o processo e não se permita nenhuma distração. Desta forma você saberá se consegue resolver as questões dentro do tempo necessário e ficará craque para o dia da prova.

Caso você tenha acesso a provas anteriores do EBSERH, você poderá utilizar estas provas para fazer o seu simulado.

4) Resolva questões

Uma excelente forma de fixar bem a matéria estudada é fazendo exercícios. Para isso utilize a apostila do EBSERH. Ela contém 1001 questões para você estudar. E quanto mais exercícios você fizer, mais preparado você estará.

5) Organize seus estudos

Organizar os estudos antes de começar é essencial. Isto porque, quando você tem um planejamento você não perde tempo pensando no que precisa fazer. Além de não perde o foco, se distraindo com coisas que sejam menos importantes, e nem deixando a matéria acumular.

O primeiro passo para organizar o seu estudo para passar na prova da EBSERH é montar um cronograma. Isto significa que você precisa ter consciência da sua rotina e reservar algumas horas do seu dia para estudo e para o descanso.

A preparação do cronograma é bem fácil e pode ser feita em uma agenda, planilha do excel ou mesmo uma folha de papel sulfite. Veja este exemplo:

Prepare um cronograma
Exemplo de Cronograma de Estudos

Quando você for preparar o seu cronograma é essencial incluir alguns momentos de tempo livre. Seja para fazer exercícios, ler um livro, conversar com amigos ou o que você preferir. Isto porque o tempo livre é essencial para deixar o seu cérebro descansar e voltar renovado para a próxima rodada de estudos.

Exercícios físicos também são muito importantes para quem tem cargas pesadas de estudos. Eles são excelentes para diminuir o cansaço, aumentar a capacidade de memorização, concentração e aprendizado. Portanto, separe 30 minutos do seu dia para fazer uma caminhada. Você perceberá a diferença em pouco tempo.

E não se esqueça, siga rigorosamente os horários propostos para cada atividade!

Divida o tempo de estudos em curtos períodos

Agora que você já sabe quanto tempo vai ficar estudando, uma dica para tornar este período ainda mais produtivo é dividi-lo em períodos de estudo e de descanso. E uma ótima forma de conseguir fazer isto é utilizando o método Pomodoro. Calma que eu te explico.

Funciona assim, dentro das horas que você separar para estudar, você vai alternando entre período de estudo e de descanso. A proposta é que você fique totalmente focado em uma matéria ou tarefa por um período de 25 minutos. Terminado este período você faz uma pequena pausa de 5 minutos, que você pode utilizar para ir ao banheiro, beber água ou simplesmente relaxar.

Então, depois que você fizer isso por 4 vezes, você aproveita um descanso maior, que pode ser entre 15 e 30 minutos. Você pode encontrar mais informações sobre o método Pomodoro clicando aqui.

Este método é bom para evitar procrastinação e te manter totalmente focado durante o tempo de estudo. Mas se preferir, é claro que você pode estudar durante todo o período reservado para isto.

Alterne métodos de estudo

Outra dica que poderá te ajudar durante os estudos para passar na prova do Ebserh é alternar os métodos. Mas o que isto significa? Você pode começar lendo a teoria da matéria, em seguida fazendo um resumo, depois assista alguns vídeos relacionados à matéria estudada e termine fazendo exercícios.

Vale ressaltar que é essencial ter todo o material necessário para o estudo antes de começar. Isto evita que você perca tempo e o foco durante o tempo reservado para estudar.

O EnfConcursos possui muitos vídeos que podem te ajudar e uma playlist específica para as Provas do EBSERH.

Estabeleça metas diárias

Que a sua meta é passar na prova da EBSERH isso você já sabe, mas para alcançá-la é importante estabelecer metas diárias de estudos.

Quando você estabelece metas possíveis de serem alcançadas, ao finalizar cada etapa você se sentirá mais confiante. Mas fique atento, não estabeleça metas que sejam muito ambiciosas pois, elas serão mais difíceis de serem cumpridas. Isto porque, caso você não consiga alcançá-las, você poderá ficar desanimado, e você definitivamente não precisa disto.

Mantenha o local de estudos organizado

Manter o local de estudos organizado, com todos os materiais que você vai precisar para estudar é essencial. Assim fica você consegue achar tudo que precisa mais facilmente e rapidamente, sem perder muito tempo.

Não deixe o conteúdo acumular

Uma das formas de passar na prova do EBSERH é começando a estudar o quanto antes. Desta forma você terá mais tempo para estudar os conteúdos mais difíceis além de poder fazer mais revisões do conteúdo.

Além do que, logo após a aula a matéria ainda está fresca na sua memória, ficará mais fácil de lembrar do que o professor falou, dos exemplos que ele deu. E também fica mais fácil e rápido para fazer os flash cards e resumos.

Conclusão

Agora que você está com todas estas dicas em mãos, com certeza você saberá como passar na prova da EBSERH.

E não perca a oportunidade de se preparar ainda mais e praticar todas as questões que já caíram na prova de enfermeiro da EBSERH. Adquira agora mesmo a apostila 1001 questões de Enfermagem para o Ebserh e garanta o seu lugar no próximo concurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *