Comentário: Questão do Dia # Centro Cirúrgico (15-03-17)

1 min read

Olá galera da Enfconcursos, eu sou o Edu irei fazer um comentário sobre a Questão do Dia de hoje, postada em nossa fan page.

Vamos rever a questão?

 

(Banca: IBFC   Cargo: Técnico em Enfermagem (HUGG-UNIRIO)   Órgão: EBSERH   Ano: 2017)  ____________ compreende o período de tempo que tem início no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega à sala de cirurgia. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

a) Consulta de avaliação de risco perioperatório

b) Pós-operatório                              d) Pré-operatório 

c) Transoperatório                             e) Intraoperatório 

 

E aí, você sabe a resposta?

Pois bem, vamos pensar juntos:

Esses períodos da cirurgia podem confundir. Pensando nisso elaborei alguns esquemas para que você consiga entender melhor. Vamos lá?!

Primeiro deve-se ter em mente que o período operatório é divido, em uma visão macro, em: Pré-operatório, Operatório, Pós-operatório. (Cada um deles subdivide-se em 2 partes)

No Pré-operatório temos: Pré-operatório Mediato e Imediato. Fique atento ao início e término deles, ok?

No Operatório temos: Transoperatório e Intra-operatório. Essa etapa é realizada no Centro Cirúrgico (C.C.), não mais na Clínica Cirúrgica.

No Pós-operatório temos: Pós-operatório Imediato e Mediato. A partir dessa fase o paciente recebe uma nomenclatura. Quando o paciente está no Pós-operatório Imediato é chamado de POI. Quando o paciente passa para o Pós-operatório Mediato é chamado de PO- Zero, até aqui tudo ok?

Vamos lá, a cada dia que passar de Pós-operatório, o paciente também irá ter a nomenclatura recebida por ele, ou seja, 1º dia = 1º PO, 2º dia = 2ºPO; até receber alta. Após isso é chamado de PO Tardio.

Atenção: por mais que o paciente faça outra cirurgia ele continuará sendo PO Tardio, ou seja, não voltará a contar os dias.

Dica: sempre que tiver a letra “I” está perto da cirurgia, ou seja:

 

 

Após finalizar esta explicação, eis o gabarito:

Bem, agora que você está craque nas etapas da cirurgia, vai gabaritar qualquer questão do assunto. 😉

Ótimos estudos e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *