Cardioversão ou Desfibrilação. Você sabe a diferença?

1 min read

Fala Família EnfConcursos! Tudo bem com vocês? Hoje nós vamos à mais um das nossas dicas de prova. Lembrando que o ideal é que na semana da sua prova você retorne às nossas dicas pra chegar com elas frescas e gabaritas as questões sobre esses assuntos.

Vamos à nossa questão?

 

(AOCP – EBSERH – Nacional – Enfermeiro – Terapia Intensiva – 2015) Sobre a desfibrilação e a cardioversão elétrica, é CORRETO afirmar que

A) tanto na desfibrilação como na cardioversão elétrica há necessidade de sedação antes da administração do choque.
B) na desfibrilação, deve-se realizar o choque sequencial com nível de energia crescente se o primeiro choque não reverter a arritmia.
C) a cardioversão elétrica está indicada no tratamento da fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso, ambas compatíveis com parada cardiorrespiratória.
D) na desfibrilação, a corrente elétrica é sincronizada com os complexos QRS para não ser administrada durante o período vulnerável da repolarização ventricular.
E) na cardioversão elétrica deve-se acionar o botão de sincronização antes da administração de cada choque.

E aí sabe a resposta? Veja a explicação no vídeo abaixo:

Desfibrilação

Promove uma assistolia  elétrica em todo o miocárdio,  permitindo que o sistema de condução elétrica intracardiacopossa reassumir de forma organizada a despolarização miocárdio a e o ritmo cardíaco organizado.

Importante lembrar: Os ritmos  que se faz Desfibrilação são Fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso

Cardioversão Elétrica

É procedimento utilizado para reversão de arritimias mediante a administração de uma corrente elétrica direta e sincronizada que despolariza o miocárdio. É a terapia de escolha para o tratamento de taquiarritmias com instabilidade hemodinâmica. 

Consiste na aplicação de um choque elétrico sobre o tórax, cujo o resultado esperado é a despolarização de todas ou quase todas as fibras cardíacas de forma simultânea, na intenção de restaurar o impulso cardíaco de forma coordenada.

Diferença entre o desfibrilado e o cardioversor

Veja diferença entre o desfibrilado e o cardioversor no quadro abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *