A VERDADE sobre evitar a reprovação na prova de residência em enfermagem

7 min read

A VERDADE sobre evitar a reprovação na prova de residência em enfermagem

Considere que a prova de residência em enfermagem seja uma corrida que você irá participar. Seu principal foco e objetivo é atravessar a linha de chegada em primeiro lugar.

O que você iria fazer antes de chegar o dia da corrida?

Você iria comer vários hambúrgueres com batata frita e refrigerante ou acordaria mais cedo para fazer uma boa caminhada alternando com tiros de alta intensidade e velocidade para se preparar para a maratona que irá percorrer?

Exatamente.

Aqui está a VERDADE sobre evitar a reprovação na prova de residência em enfermagem.

Está curioso? Então, fica comigo que vou te contar tudo o que você precisa saber para evitar a reprovação e passar na tão sonhada prova de residência em enfermagem. Vem comigo!

Esteja preparado para a prova de residência em enfermagem

Esteja preparado para a prova de residência em enfermagem

Quando temos um alvo, muitos focam no resultado, na linha de chegada e se esquecem do processo, da preparação.

O processo, o caminho até a conquista do seu objetivo, é o que mais importa.

Por isso, se você quer ser aprovado, deve começar a se preparar AGORA.

Essa é a VERDADE sobre evitar a reprovação na prova de residência em enfermagem.

Não importa se você é jovem ou idoso. Se tem 20 ou 50 anos. Para evitar a reprovação na prova de residência, você deve começar a se preparar já!

Assim, nesse artigo você vai encontrar as melhores dicas para evitar a reprovação na prova de residência em enfermagem através de:

  • Mudança de mentalidade
  • Introdução de hábitos saudáveis
  • Planejamento
  • Concentração
  • Métodos de estudo e revisão eficazes

De que forma você encara os estudos?

De que forma você encara os estudos?

A primeira coisa para evitar a sua reprovação na prova de residência em enfermagem é analisar sua mentalidade sobre os estudos.

Como você encara os estudos?

Estudar é chato, maçante e uma atividade que te deixa extremamente entediado? Ou você acha que estudar pode ser divertido, criativo e dinâmico?

Os testes e simulados são um medidor da sua inteligência ou uma forma de auxiliar na sua evolução e desenvolvimento, te ajudando a corrigir erros e falhas?

No livro, Mindset – A nova psicologia do sucesso, a autora trata sobre o conceito de mentalidade fixa e mentalidade de crescimento. Veja só a diferença entre elas:

  • Mentalidade fixa: na mentalidade fixa, o indivíduo é estático e acha que as situações não podem mudar e permanecerão sempre como estão. Tudo é fixo e inalterado.
  • Mentalidade de crescimento: Já na mentalidade de crescimento, o indivíduo sai do estado de inércia e avança. Aqui há desenvolvimento de novas habilidades e elevação dos seus potenciais. Com um mindset de crescimento você constrói pontes para o lugar que deseja alcançar.

Portanto, para mudar sua mentalidade e evitar a sua reprovação é preciso:

  • ter sempre foco no positivo
  • ter dedicação
  • ter autoestima elevada

Além disso, é imprescindível aperfeiçoar a resiliência, pois, essa virtude auxilia na superação de dificuldades e ainda traz o poder de ressignificar. Somente dessa maneira, você conseguirá aprender com seus erros e seguir mais forte e preparado.

Ninguém é uma ilha que não pode mudar e alterar o curso da sua própria história. Estudar pode sim ser legal e divertido. Basta acreditar!

Aqui no EnfConcursos você pode encontrar várias dicas de como tornar seu estudo progressivo e dinâmico. Acesse já e fique por dentro dos melhores métodos de estudo.

Alimentação e Exercícios Físicos nos estudos

Alimentação e Exercícios Físicos nos estudos

Todo mundo sabe que boa alimentação e exercícios físicos são fundamentais para a boa saúde. Mas, além disso, adquirir bons hábitos alimentares e físicos pode ser milagroso para sua mente e capacidade de concentração, e, dessa forma, melhorar sua produtividade e desempenho nos estudos.

A prática de exercícios físicos é uma grande aliada no aumento da resistência física.

Além disso, aumenta a produção de diversos hormônios e substâncias que promovem o relaxamento, a sensação de bem-estar e até de analgesia como, por exemplo, dopamina, noradrenalina, endorfina e serotonina.

A dica aqui é: exercite-se e alimente-se bem para melhorar seu desempenho nos estudos. Ou seja:

  • Organize seu tempo de modo que você possa se exercitar ao menos três vezes por semana;
  • Opte por atividades que você goste, pois o exercício não deve ser visto como obrigação;
  • Faça aulas coletivas. Se você é sedentário e deseja dar um gás no desempenho dos estudos, elas são uma ótima maneira de começar;
  • Coma alimentos nutritivos e que aumentem a sua energia. Coma vegetais e legumes, grãos integrais e oleaginosas.
  • Mantenha-se hidratado tomando pelo menos 2 litros de água diariamente.

Planeje sua rotina de estudos para residência em enfermagem

Planeje sua rotina de estudos

Estudar exige muita dedicação e para evitar a reprovação, é essencial que você tenha um planejamento.

Quanto devo estudar? Como dividir meu tempo entre as atividades e formatos de estudo?

Essas dúvidas surgem na nossa mente e acabam nos paralisando e, por isso, muitos acabam deixando de fazer seu cronograma de estudos.

Esse erro é gravíssimo!

Outra questão fundamental é: você sabe planejar SEUS estudos?

Ou seja, fazer um planejamento de acordo com a realidade da sua necessidade dentro da sua rotina?

Criar um cronograma que não possa ser cumprido ou que seja possível de cumprir com facilidade, porém,  que não atenda a sua necessidade real de conhecimento pode ser uma atitude que te levará direto para a lista dos reprovados.

Sendo assim, para evitar a reprovação na prova de residência em enfermagem o que você deve fazer é:

Organizar sua rotina

  • Defina quantas horas semanais de estudo você vai dedicar para ser aprovado
  • Crie horários de estudos específicos e que você respeite independente do dia da semana ou evento social.

Manter a rotina de estudos

Se você seguir uma programação diariamente isso se transformará em hábito, aumentando a probabilidade de você seguir seu planejamento de estudos.

Portanto, defina o seu tempo e siga-o. Veja qual o horário os seus níveis de concentração são melhores e foque em estudar nesse tempo. Assim, aumenta a sua produtividade.

O planejamento de estudos é um mapa que você precisa construir que vai levar você do ponto onde você está hoje ao ponto que você deseja chegar, isto é, a aprovação na prova de residência enfermagem.

Para ajudar a manter a rotina de estudos que tal fazer um curso específico para enfermagem? No EnfConcursos nós temos os melhores cursos para evitar a sua reprovação na prova de residência em enfermagem e alavancar os seus estudos!

Concentração na hora de estudar

Concentração na hora de estudar

Nosso cérebro é mesmo muito engraçado. Quando queremos terminar de assistir aquela série, ler aquele romance ou na hora de pensar em táticas para aquele jogo complicado de videogame ele é um ótimo amigo e nos mantêm focados por muito tempo.

Mas, quando é preciso sentar e estudar um pouco, a concentração foge de nós como um rato foge de um gato.

Primeiro, vamos entender o que é a concentração e como ela funciona no nosso cérebro.

A concentração é a capacidade do cérebro selecionar determinadas informações do ambiente e ignorar aquilo que é descartável.

Outrossim, há vários processos mentais envolvidos quando falamos em concentração.

A ativação de áreas do cérebro, como o córtex pré-frontal, os núcleos da base, o cerebelo, o córtex parietal e os circuitos associados são fundamentais nesse processo. Bem como, certos neurotransmissores contribuem para o desenvolvimento dessa capacidade.

A dopamina e a noradrenalina que ajudam no foco, o GABA, para evitar a ansiedade e o glutamato, relacionado à memorização e aprendizagem. Sacou?

Agora que você já sabe o que é concentração e quais os elementos fundamentais para ativá-la, você deve compreender que apesar de acharmos que somos multitarefas e conseguimos realizar várias coisas ao mesmo tempo, isso é uma grande mentira.

Portanto, se você quer absorver um conteúdo e armazená-lo deve fazer uma coisa de cada vez, mantendo seu cérebro totalmente focado na realização de uma tarefa.

Mas, você pode me pensar “Eu já faço isso, tento me concentrar em uma única atividade e ainda assim não estou conseguindo manter o foco!”

Não fique desesperado. Separei umas dicas que vão te ajudar nesse processo e aumentarão sua concentração, foco e produtividade.

Separe antes todo o material que vai utilizar

Organize-se para não ter que ficar levantando o tempo inteiro para pegar objetos e coisas dos quais você utilizará.

Deixe também próximo de você canetas, marca-textos, folhas de papel, bem como uma garrafa com água para evitar que você precise parar seu momento de estudo para ir pegá-los.

Selecione as matérias e conteúdos com antecedência

Você perderá muito tempo pensando em que conteúdo estudar e isso aumentará seus níveis de estresse e ansiedade.

A gente fica meio perdido e sem saber o que fazer. Portanto, é imprescindível que você se planeje antes.

Faça um planejamento semanal, assim você utilizará somente um dia para isso e quando sentar para estudar, os conteúdos já estarão divididos adequadamente e você poderá se concentrar somente na realização da atividade em si.

Alterne as matérias

A cada 1 ou 2 blocos de estudo alterne a matéria estudada. Isso deixa seu estudo menos cansativo, mais dinâmico e assim você se concentra melhor.

Elimine as distrações

Elimine as distrações

Não deixe seu celular próximo de você. Se alguém precisa falar com urgência, essa pessoa fará uma ligação.

Então, deixe seu telefone com o wi-fi desligado, sem colocar no modo silencioso para que você escute se alguém ligar. Porém, deixe-o longe de você.

Uma outra distração comum é a ansiedade.

Práticas de mindfulness contribuem para a atenção plena. Quando você estiver muito ansioso, pare por um momento e experimente respirar fundo, concentrando-se na sua respiração e partes do seu corpo.

Além de que, você também pode praticar essa técnica em outros momentos do dia e verá os benefícios que ela pode trazer.

O vídeo abaixo ensina como você pode começar na prática mindfulness. Dá uma olhada:

Outra coisa! Quando estamos estudando, sempre vem no pensamento alguma atividade que temos que fazer depois.

Então, deixe uma folha de papel próximo de você, pois quando pensamentos aleatórios surgirem na sua mente, você poderá anotá-los para não se esquecer e voltar aos estudos.

Use e abuse do método pomodoro

Use e abuse do método pomodoro

Você já ouviu falar na técnica pomodoro? Não?

O método pomodoro é uma técnica baseada na ideia de que momentos de alta concentração e produtividade divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco criada por Francesco Cirillo.

Ele dividia seus blocos em 25 minutos de 100% de concentração e entre os blocos fazia um intervalo de 5 minutos.

À vista disso, aconselho você a adaptar o método para sua realidade.

Respeite o seu tempo. Se consegue ficar mais tempo focado, aumente a duração dos blocos e dos intervalos na mesma proporção.

Encontre um método de estudo e revisão eficaz

Encontre um método de estudo e revisão eficaz

Cada estudante tem uma forma diferente de absorver o conteúdo com mais facilidade.

Você terá que testar as técnicas e ver qual combina mais com você. Não necessariamente precisa escolher somente uma.

Você pode utilizar várias técnicas que o ajudarão a aprender o conteúdo de fato, além de contribuir para a memorização e revisão.

Os métodos mais eficazes são os métodos ativos. Alguns deles são:

  • Resumos e fichas
  • Mapas mentais e conceituais
  • Flashcards
  • Simulados e quizzes

Quer realizar os simulados com questões de provas anteriores e de um jeito simples e fácil? Clique aqui e acesse o site com as melhores questões para te preparar para a prova de residência em enfermagem.

Conclusão

Portanto, agora que você já sabe a VERDADE sobre evitar a reprovação da prova de residência em enfermagem. Vamos colocar todas as dicas em prática?

Comece agora a pensar positivo e ter uma mentalidade de crescimento.

Pegue papel e caneta e faça aquele cronograma de estudo conforme o método que você achou mais eficaz.

Calce um tênis e vá fazer uma caminhada. Logo após, coma um sanduíche natural para repor suas energias e concentre-se nos estudos por um período!

Você pode contar com toda a plataforma do EnfConcursos para te ajudar, além de poder ver essas e outras dicas e informações sobre concursos no Pontua! Acesse já e conquiste a aprovação!

2 Replies to “A VERDADE sobre evitar a reprovação na prova de…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *